segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Como ensinar leitura e escrita para crianças?

Por Neuro Saber

 

Todo adulto que se vê responsável pela educação de uma criança, seja em casa ou na escola, deve se fazer esta pergunta. Afinal, o método utilizado pode exercer bastante influência nos resultados. Será mesmo? Sim ou não, depende do que acontece com o pequeno.
O processo em si exige muita paciência e determinação de ambas as partes. Muitas vezes, porém, a criança mostra uma profunda dificuldade na junção das letras e na formulação das palavras, além da escrita.

Saber identificar as letras significa um progresso?

Embora identificá-las seja importante, isso não significa que o pequeno saberá juntá-las e formar os vocábulos. Antes de tudo, é importante saber que reconhecer os sons provenientes das sílabas é o que deve ser enfatizado.
Aprender os fonemas é o maior progresso em todo esse processo. Leitura é, também, reconhecer os sons de cada letra e, posteriormente, adequá-las ao conjunto léxico do idioma. Existem muitas maneiras de ensinar as crianças a ler e a escrever. Vejam quais são as principais.

Como ensinar?

-Durante a primeira infância, os educadores utilizam pequenas histórias, ricas em desenhos, para assimilação das palavras e das imagens na mente das crianças;
-Brincadeiras com divisão silábica. Cada papel é escrito com a sílaba de uma palavra e as crianças precisam construí-las de acordo com sua formação ortográfica;
-Ditado: a professora fala uma palavra e os alunos precisam escrevê-la;
-Pescaria de letras: os alunos têm que ‘pescar’ as letras a fim de formar um vocábulo;
-Além das atividades citadas acima, outra etapa importante é a estimulação das habilidades de consciência fonológica e a discriminação auditiva. Ambas são importantes, pois ajudarão a criança na concepção das palavras e no reconhecimento dos fonemas;
– Estímulo de escrita: escreva o nome de todas as pessoas que moram com você;
-Estímulo de escrita das situações do cotidiano: como foi o final de semana? Como foram as férias? Conte um pouco sobre o seu bichinho de estimação. Como foi o aniversário de seu coleguinha?
Enfim, formas sutis de incentivar a escrita da criança.

Por que a criança pode ter dificuldades para aprender a ler?

As causas são multifatoriais. Questões que variam desde o estímulo em casa a uma deficiência intelectual podem e devem ser consideradas dependendo da situação.
Quando o pequeno passa dos 9,10 e 11 anos sem saber dominar a leitura ou a escrita, a situação requer preocupação, pois a faixa média para que a criança consiga ler e escrever é entre 6 e 7 anos. Nessa fase, especificamente, ela leva um tempo para processar a junção das sílabas para construir as palavras.

O que fazer se a criança apresentar dificuldades?

A procura por profissionais da área de psicopedagogiapsicologiafonoaudiologia, neuropediatria pode ajudar o pequeno na identificação do problema que o impede de exercer uma leitura satisfatória para idade dele.
É importante solicitar a ajuda de especialistas porque somente através de tal acompanhamento os pais terão um esclarecimento acerca da situação da criança. Portanto, não deixe de pedir ajuda. Sua iniciativa pode ser determinante na vida de seu filho.

Disponível em: 

https://neurosaber.com.br/como-ensinar-leitura-e-escrita-para-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário